Modelagem e controle de posição de uma plataforma do tipo gangorra propulsada com motores BLDCs

Autores

  • João V. B. Pontes Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Reinel B. Aguedo Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Ania L. Cervantes Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Palavras-chave:

Controle de Posição, Motores BLDC, Estratégias de Controle, Plataforma Gangorra

Resumo

De modo a simplificar o projeto e aumentar a eficiência, assertividade e agilidade na tomada de decisão e resposta a eventos de veículos aéreos não tripulados, este trabalho avalia e compara o desempenho de várias estratégias de controle - PID (Proporcional-Integral-Derivativo), LQR (Regulador Quadrático Linear) e LQG (Linear Quadrático Gaussiano) - na estabilização da plataforma do tipo gangorra propulsada de eixo único, com dois motores elétricos de corrente contínua sem escovas, do inglês Brushless Direct Current (BLDC).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

R. B. Aguedo, R. J. F. Silva e A. L. Cervantes. “Modelagem e controle de uma plataforma experimental do tipo gangorra de eixo único”. Em: Congresso Brasileiro de Automática. sbabra. Campinas/SP, Brasil, 2020, pp. 1–7.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos