Analisando o transporte escolar rural através da aprendizagem baseada em problemas

uma abordagem prática e colaborativa

Autores

  • Charles M. P. Santos Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)
  • Jaqueline M. da Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

Palavras-chave:

Transporte Escolar Rural, Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologia Ativa, Educação, Colaboração

Resumo

O Transporte Escolar Rural é um serviço essencial que garante o acesso seguro dos estudantes da rede pública que residem em áreas rurais, com o objetivo de facilitar o acesso à educação para todos. Desta forma, usar o transporte escolar rural, que faz parte da vida cotidiana dos estudantes, como tema de uma sequência didática que use uma metodologia ativa de ensino, pode auxiliar na potencialização do processo de aprendizado dos estudantes. A metodologia ABP é uma excelente ferramenta para auxiliar na elaboração de uma sequência didática relacionada ao transporte escolar rural, pois engaja os estudantes em um processo de aprendizagem significativo, prático e colaborativo. Além disso, promove o pensamento crítico e a busca por soluções concretas para questões do cotidiano escolar. No contexto do transporte escolar rural, isso significa que os estudantes são desafiados a analisar e resolver problemas relacionados a seu próprio transporte, como questões de logística, segurança e eficiência do serviço. Sendo assim, a ABP estimula a pesquisa e o aprendizado autônomo, favorecendo o pensamento crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

E. Borochovicius e J. C. B. Tortella. “Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas”. Em: Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação 22.83 (2014), pp. 263–293. doi:10.1590/S0104-40362014000200002.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos