Analisando o transporte escolar rural através da aprendizagem baseada em problemas
uma abordagem prática e colaborativa
Keywords:
Transporte Escolar Rural, Aprendizagem Baseada em Problemas, Metodologia Ativa, Educação, ColaboraçãoAbstract
O Transporte Escolar Rural é um serviço essencial que garante o acesso seguro dos estudantes da rede pública que residem em áreas rurais, com o objetivo de facilitar o acesso à educação para todos. Desta forma, usar o transporte escolar rural, que faz parte da vida cotidiana dos estudantes, como tema de uma sequência didática que use uma metodologia ativa de ensino, pode auxiliar na potencialização do processo de aprendizado dos estudantes. A metodologia ABP é uma excelente ferramenta para auxiliar na elaboração de uma sequência didática relacionada ao transporte escolar rural, pois engaja os estudantes em um processo de aprendizagem significativo, prático e colaborativo. Além disso, promove o pensamento crítico e a busca por soluções concretas para questões do cotidiano escolar. No contexto do transporte escolar rural, isso significa que os estudantes são desafiados a analisar e resolver problemas relacionados a seu próprio transporte, como questões de logística, segurança e eficiência do serviço. Sendo assim, a ABP estimula a pesquisa e o aprendizado autônomo, favorecendo o pensamento crítico.
Downloads
References
E. Borochovicius e J. C. B. Tortella. “Aprendizagem Baseada em Problemas: um método de ensino-aprendizagem e suas práticas educativas”. Em: Ensaio: avaliação e políticas públicas em educação 22.83 (2014), pp. 263–293. doi:10.1590/S0104-40362014000200002.