Extração de Conhecimento Relacionado ao Aprendizado de Matemática de Alunos do Ensino Fundamental.

Authors

  • Stella Oggioni da Fonseca
  • Anderson Amendoeira Namen

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2017.005.01.0570

Keywords:

Mineração de Dados, Descoberta de Conhecimento, Classificador Bayesiano, Aprendizagem de Matemática.

Abstract

O presente artigo apresenta um estudo relacionado à descoberta de conhecimento em bases de dados do INEP, instituto responsável pela avaliação do sistema educacional brasileiro. Por intermédio de um Classificador Bayesiano procura-se identificar fatores associados ao aprendizado de Matemática de alunos do 9o ano do ensino fundamental do Estado do Rio Grande do Sul. São apresentadas as etapas de limpeza e preparação dos dados para posterior aplicação do algoritmo de Mineração de Dados Naı̈ve Bayes. Por fim, são analisados os resultados provenientes deste processo.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2017-04-14

Issue

Section

Trabalhos Completos - Ensino