Geometria, Arte e Tecnologia
A Matemática por Trás dos Ladrilhamentos de Escher
Resumo
O presente trabalho foi desenvolvido no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Bento Gonçalves. A proposta surgiu a partir do interesse em explorar ladrilhos geométricos e no potencial de integrar arte e matemática. Este estudo aborda a integração da educação STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), combinando arte, matemática e tecnologia, com base nas tesselações geométricas criadas por Maurits Escher. O artista é conhecido por seus mosaicos, nos quais usa a geometria para criar padrões visuais intrigantes e figuras aparentemente impossíveis, como pode ser observado em diversas de suas obras. Com isso, a pesquisa tem como objetivo evidenciar como Escher consegue, por meio da matemática, criar suas obras e explorar como a combinação de arte e matemática pode estimular o pensamento crítico e a criatividade dos alunos, explorando a Cultura Maker e a abordagem STEAM. [...]
Downloads
Referências
L. Bacich e L. Holanda. STEAM em Sala de Aula: A Aprendizagem Baseada em Projetos Integrando Conhecimentos na Educação Básica. 1a. ed. edição. São Paulo: Penso, 2020.
F. D. C. Barros. Pavimentações do Plano: Propostas lúdicas de aula. Trabalhando com ângulos internos, simetrias, isometrias, obras de artes e mediatrizes. Online. Acessado em 14/03/2025, https://impa.br/wp-content/uploads/2016/12/TCC_Felipe_de_Carvalho_Barros.pdf.
M. Carniel. As obras de Escher. Online. Acessado em 16/05/2025, https://www.geogebra.org/m/tw6fyaej.
L. Cohen, L. Manion e K. Morrison. Research Methods in Education. Routledge, 2016.
B. Ernst. El espejo mágico de M.C. Escher. Taschen America, 2022.