Um modelo para otimização de manutenção e substituição de equipamentos reparáveis
Palavras-chave:
Otimização, Manutenção, Substituição, Equipamentos Reparáveis, Programação InteiraResumo
A gestão eficaz de equipamentos operacionais é fundamental para garantir o funcionamento adequado dos sistemas produtivos e para minimizar falhas. No entanto, determinar os períodos ideais para manutenção e substituição desses equipamentos apresenta-se como um desafio significativo. A literatura oferece uma variedade de modelos que abordam os problemas de manutenção e de substituição separadamente. Este trabalho visa propor um modelo de otimização integrado que aborda ambas as problemáticas simultaneamente, visando encontrar um calendário ótimo para manutenção e para substituição de equipamentos. Para isso, considera-se uma série de fatores, tais como demanda, restrições orçamentárias e curvas de falha. A abordagem proposta consiste em um modelo de otimização inteira, cujo objetivo é reduzir simultaneamente os custos associados e a probabilidade de falha dos equipamentos em cada período de tempo.
Downloads
Referências
D. Jin e H. L. Kite-Powell. “Optimal fleet utilization and replacement”. Em: Transportation Research Part E: Logistics and Transportation Review 36.1 (2000), pp. 3–20.
R. Manzini, R. Accorsi, T. Cennerazzo, E. Ferrari e F. Maranes. “The scheduling of maintenance. A resource-constraints mixed integer linear programming model”. Em: Computers & Industrial Engineering 87 (2015), pp. 561–568.
K. S. Moghaddam e J. S. Usher. “Preventive maintenance and replacement scheduling for repairable and maintainable systems using dynamic programming”. Em: Computers & Industrial Engineering 60.4 (2011), pp. 654–665.