Uma abordagem numérica para o cálculo de volumes de interseção entre sólidos geométricos

Autores

  • Carlos A. M. de Sousa Universidade Federal do Semiárido (UFERSA)
  • Jocivania Pinheiro Universidade Federal do Semiárido (UFERSA)
  • Paulo C. L. da Silva Universidade Federal do Semiárido (UFERSA)

Palavras-chave:

Interseção de sólidos, cálculo de volumes, funções algébrico-geométricas, Python

Resumo

Conforme o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) mais recente, no ano de 2022, 73% dos estudantes brasileiros de 15 anos não tinham nível adequado de conhecimento em matemática, o que repercute nas etapas posteriores de aprendizagem. Tendo isso em vista, com o objetivo de apresentar um problema motivador para a aprendizagem de funções, o trabalho desenvolvido expõe um problema algébrico-geométrico, onde são construídas as funções que determinam o volume de interseção entre sólidos idênticos. Os sólidos escolhidos para esse resumo foram o cone e o prisma de base hexagonal. As situações em suas condições iniciais, analisadas no problema, estão ilustradas nas figuras do artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Divulgados os resultados do PISA 2022. Online. Acessado em: 02/03/2024, https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/divulgados-os-resultados-do-pisa-2022.

C. A. M. de Sousa. “Uma abordagem metodológica para o cálculo de volumes de interseção entre sólidos utilizando a linguagem Python”. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Semiárido, 2023.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos