A preparação de materiais digitais sobre derivadas

a verbalização para estudantes com deficiência visual

Autores

  • André P. Freire Universidade Federal de Lavras
  • Daiane A. H.R. Ament Universidade Federal de Lavras
  • Evelise R. C. G. Freire Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

Deficiência visual, leitores de tela, MathML, Latex, AsciiMath, ensino de cálculo

Resumo

A interação de pessoas com deficiência visual e materiais digitais é efetuada primordialmente com software leitor de telas. A interação com conteúdo matemático por software leitor de telas apresenta desafios importantes para permitir a compreensão e exploração dos conteúdos para tarefas de resolução de problemas matemáticos a partir da síntese de voz. Diferentes leitores de tela efetuam a leitura de conteúdo matemático em formatos com o Mathematical Markup Language (MathML), Latex ou AsciiMath. Atualmente, há leitores como o JAWS (Job Access With Speech), VoiceOver da Apple e ChromeVox para Google Chrome que fazem leitura de conteúdo matemático em inglês e outras línguas, mas não em português. O leitor de telas de código aberto NVDA (NonVisual Desktop Access) teve uma versão do plugin Access8Math com suporte para o Português. O DosVox também disponibilizou o software SonoraMat, que faz leitura em Português de conteúdo em AsciiMath. Em trabalhos anteriores deste grupo de pesquisa, foram realizadas investigações sobre formas de promover interações para promover a exploração de fórmulas matemáticas com os leitores ChromeVox e Access8Math do NVDA. Em outro trabalho, foi feita uma comparação das formas de leitura de formulações algébricas simples com o leitor SonoraMat do DoxVox e com o Access8Math. Entretanto, ainda há pouco conhecimento sobre as formas de leitura de conteúdo matemático mais avançado, como de cálculo, e sobre as formas de preparação de materiais desse tipo de conteúdo em diferentes formatos por professores de matemática para o atendimento de discentes com deficiência visual que utilizam software leitor de telas. Este trabalho apresenta reflexões sobre as formas de leitura de conteúdo de derivadas, no contexto de cursos de Cálculo. Foram realizadas análises sobre o processo de escrita de fórmulas contendo derivadas com os formatos Latex, AsciiMath e as variantes do MathML presentation e MathML content. Foram efetuadas as leituras desses conteúdos utilizando os leitores SonoraMat e o plugin Access8Math do NVDA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

V. H. S. Avelar, E. R. C. G. Freire e A. P. Freire. “Uma comparação na aplicação das ferramentas DOSVOX e NVDA na leitura de formulação algébrica como forma de apoio para estudantes com deficiência visual”. Em: Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics 9.1 (2022).

World Wide Web Consortium. Mathematical Markup Language (MathML) Version 3.0. Online. Acessado em 29/03/2024, https://www.w3.org/TR/MathML3/. 2014.

H. M. C. Guedes, P. C. F. Cardoso, E. R. C. Freire, W. M. Watanabe e A. P. Freire. “Screen-Reader Based Contextual Exploration of Mathematical Formulas in Brazilian Portuguese: Design, User Evaluation and Teaching Scenario in the Context of Numerical Analysis”. Em: Journal on Interactive Systems 14.1 (2023), pp. 546–561.

O. G. Klingenberg, A. H. Holkesvik e L. B. Augestad. “Digital learning in mathematics for students with severe visual impairment: A systematic review”. Em: British Journal of Visual Impairment 38.1 (2020), pp. 38–57.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos