Grade de horários para o curso de licenciatura em matemática do IFSP
um estudo de caso
Palavras-chave:
Grade de horários, Pesquisa Operacional, School Timetabling Problem, Modelagem Matemática, IFSPResumo
Nas instituições de ensino é conhecida uma dificuldade marcante: desenvolver uma grade horária em tempo razoável que não exija muito esforço manual e que atenda às diversas especificidades da instituição, peculiaridades essas que dificultam a utilização de softwares não específicos. Visto isso, o problema de determinar uma grade de horários dadas as restrições de salas de aulas disponíveis, número de docentes, entre outros recursos limitados, pode ser classificado como um problema da Pesquisa Operacional e é conhecido na literatura como School Timetabling Problem (STP). Segundo a literatura, o STP pode ser considerado do tipo NP-difícil dependendo das restrições que o definem e vários estudos foram conduzidos desde a década de 70 mostrando sua complexidade e diferentes modelos e métodos de resolução, incluindo métodos exatos – que procuram a melhor solução do problema satisfazendo todas as restrições impostas. Um resumo recente e comparativo dessas técnicas pode ser encontrado em diversas referências.
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Referências
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