Resolução de sistemas lineares oriundos da análise estrutural utilizando o método dos elementos finitos
Palavras-chave:
Método dos Elementos Finitos, Análise Estrutural, Método de Cholesky, Gradientes ConjugadosResumo
Para obter a solução de problemas de análise estática de estruturas e sólidos utilizando o Método dos Elementos Finitos (MEF), é preciso obter a solução das equações que surgem na análise linear, que são do tipo, Ku = f , onde K é a matriz de rigidez, u é o vetor de deslocamento e f o vetor de carga do sistema de elementos finitos. A precisão da análise de elementos finitos geralmente melhora com um refinamento maior da malha. Isso leva os analistas a utilizarem sistemas de elementos finitos cada vez maiores para se aproximar da estrutura real. No entanto, o custo e a viabilidade prática de uma análise dependem dos algoritmos disponíveis para resolver os sistemas de equações resultantes. O objetivo do trabalho proposto é apresentar a formulação e a aplicação comparativa entre o método direto de Cholesky, e o método dos Gradientes Conjugados, que é um método iterativo, em problemas oriundos de MEF por meio de experimentos computacionais.
Downloads
Referências
K. J. Bathe. Finite Element Procedures. Prentice Hall, 1996.
R. D. Cook, D. S. Malkus, M. E. Plesha e R. J. Witt. Concepts and applications of finite element analysis. Hoboken: Jon Wiley & Sons, 2002.
N. Franco. Cálculo Numérico. São Paulo: Prentice Hall, 2011.
Matrix Market - Um repositório visual de dados de teste para uso em estudos comparativos de algoritmos para álgebra linear numérica. http://math.nist.gov/MatrixMarket/. Acessado em 21/06/2019.