Operações com frações no Scratch

uma proposta de aula inclusiva

Autores

  • Michele C. Valentino Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Douglas A. Sant’Anna Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
  • Lucas G. R. de Souza Colégio Estadual Professor William Madi

Palavras-chave:

Scratch, Educação Inclusiva, Frações, Libras, Ensino de Matemática

Resumo

Nesta pesquisa, optamos por abordar as especificidades dos alunos surdos, que segundo o Decreto nº 5.626, é o aluno que por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principal pelo uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O Scratch é uma linguagem de programação gráfica criada pelo grupo Lifelong Kindergarten e tem como principal objetivo ensinar a lógica da programação para crianças e adolescentes. Com esta ferramenta é possível fazer criações de projetos interativos, pois ela oferece um conjunto completo de ferramentas multimídias, como por exemplo, inclusão de imagens, gifs, sons, etc. Neste trabalho, temos como principal objetivo explorar o Scratch e então apresentar um recurso pedagógico ao estudante surdo que aborda operações com frações. Mais especificamente, apresentamos uma aula sobre o conteúdo já mencionado, na qual possui animações, frases curtas explicativas, figuras ilustrativas, intérprete de Libras e interação com o estudante, que é feita na hora de praticar o conteúdo que lhe foi ensinado.

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Referências

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Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos