Sinais matemáticos na educação inclusiva superior

a popularização de um glossário por meio de uma experiência no Instituto de Ciências Exatas da UFJF

Autores

  • Walter C. da S. Pires Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Flaviana A. Ribeiro Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Christiane de S. Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Ana Cleia C. Marinho Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palavras-chave:

Educação inclusiva, sinais matemáticos, glossário, comunicação, ensino superior

Resumo

O objetivo deste trabalho é publicizar, por meio das redes sociais, os sinais matemáticos encontrados durante a revisão bibliográfica do manual do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), do glossário da Plataforma Libras Acadêmica da Universidade Federal Fluminense, entre outros glossários. Além disso, pretendemos divulgar os sinais provisórios criados pela discente surda durante as disciplinas e monitorias de Cálculo no ICE-UFJF, os quais facilitaram a comunicação entre os intérpretes e a aluna. Acreditamos que, com a divulgação dos sinais, tanto os intérpretes quanto os futuros discentes surdos terão a comunicação facilitada. Ademais, a divulgação nas redes sociais poderá auxiliar outros profissionais da área em diferentes instituições de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Brasil. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. Lei nº 10.436. Brasília, 24 de abril de 2002. 2002.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Declaração de Salamanca e Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais: Acesso e Qualidade. Documento Oficial. Salamanca, Espanha, 7 a 10 de junho de 1994. 1994.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Resumos