Atividades investigativas em Educação Financiera
inflação
Palavras-chave:
Educação Financeira, Inflação, Educação Matemática CríticaResumo
Este trabalho é a continuação de uma pesquisa de mestrado a qual apresenta uma proposta de atividades de Educação Financeira. Neste trabalho foram aplicadas situações-problemas reais, cotidianas, sobre o tema Inflação, vinculadas ao paradigma da Educação Matemática Crítica de Ole Skovsmose. O conteúdo conceitual de matemática financeira, quando abordado pelas escolas, normalmente tem os seguintes objetivos: compreender as semelhanças e diferenças entre juros simples e juros compostos; identificar lucro e prejuízo; resolver problemas envolvendo cálculo de aplicações financeiras, dentre outros. Assim, esta pesquisa se faz importante por estes objetivos estarem ainda distantes do que se compreende ser a Educação Financeira. Além disto, por meio da leitura de jornais ou revistas, ou mesmo navegando em sítios de notícias na internet, percebermos os crescentes índices de inadimplência no pagamento de dívidas. Também é de conhecimento geral que muitas pessoas não mantêm bons hábitos para o controle de suas finanças pessoais e, por diversas vezes, gastam mais do que recebem, comprometendo o orçamento de meses posteriores ou mesmo incorrendo em dívidas enormes com cheque especial ou cartão de crédito. Ainda as pessoas têm dificuldade em conseguir poupar, e para os que conseguem poupar, nota-se o desconhecimento de como a Inflação interfere na vida e no poder de compra.
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Referências
OCDE. Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômico. Improving Literacy: Analysis of Issues and Policies. Paris: Secretary General of the OECD, 2005.
M. L. Folchetti Filho. “Uma proposta de atividades de educação financeira no ensino médio”. Dissertação de mestrado. IFSP, 2018.
OLE. Skovsmose. “Cenários para investigação”. Em: Bolema 13 n. 14 (2000), pp. 66–91.
OLE. Skovsmose. Desafios da reflexão em educação matemática crítica. São Paulo: Papirus, 2008.