Análise e modelagem de problemas usando o software Maxima

modelos de equações diferenciais ordinárias

Autores

  • Marcia M. C. Cruz Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0347

Palavras-chave:

Ensino, Ferramentas Computacionais, Equações Diferenciais, Maxima

Resumo

O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar a importância da utilização de ferramentas computacionais em sala de aula. Será apresentada aqui uma proposta metodológica sobre o emprego de softwares com fins de tornar as aulas de matemática um aprendizado mais dinâmico, mais atraente e mais prazeroso. A proposta então é apresentar uma metodologia que vem sendo desenvolvida e aprimorada ao longo de vários anos de experiências, sempre buscando aperfeiçoar a forma de transmitir os conteúdos de Matemática em disciplinas como Cálculo, Geometria Analítica e Álgebra Linear, que são disciplinas normalmente com alto grau de reprovação. Para este trabalho, será feito uso do software Maxima, que tem uma plataforma amigável, é de fácil manipulação e é gratuito. A principal proposta é apresentar aplicações práticas através de modelos matemáticos desenvolvidos com a ajuda deste software, particularmente envolvendo equações diferenciais. Com o apoio do software Maxima, serão apresentados exemplos que possam incentivar o processo de construção de conhecimentos, com foco em um caso mais simples que pode ser bem explorado didaticamente: a Lei de Resfriamento de Newton.

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Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Trabalhos Completos