O jogo da coloração total em ciclos
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0450Palavras-chave:
Coloração Total, Grafos, Ciclos, Ensino BásicoResumo
Uma Coloração Total de um grafo é uma coloração em que elementos adjacentes possuem cores distintas, isto é, vértices adjacentes, arestas adjacentes e arestas que incidem em vértices pertencem a partições distintas. O menor número de cores para o qual um grafo G admite uma Coloração Total é chamado de número cromático total e é representado por χT (G). O jogo da coloração, concebido na década de 80, surgiu como uma tentativa alternativa de provar o Teorema das Quatro Cores. Neste jogo, é dado um número finito t de cores, e os dois jogadores, chamados na literatura de Alice e Bob, se alternam colorindo os vértices ainda não coloridos de um grafo. Enquanto o objetivo de Alice é colorir o grafo utilizando no máximo t cores, o objetivo de Bob é o de impedi-la. Alice ganha a partida quando o grafo é completamente colorido com no máximo t cores, caso contrário, Bob ganha. Propomos um estudo do jogo da Coloração Total sobre ciclos, partindo do conhecimento prévio do número cromático total para esta classe de grafos.
Downloads
Referências
M. Behzad. “Graphs and Their Chromatic Numbers”. Tese de doutorado. Michigan State University, East Lansing, MI, 1965.
J. A. Bondy e U. S. R. Murty. Graph Theory. Canada: Springer, 2008. ISBN: 978-1-84628-969-9.
A. L. C. Furtado. “Jogos Combinatórios em Grafos: Jogo Timber e Jogo de Coloração”. Tese de doutorado. PESC/COPPE/UFRJ, 2017.
G. Pólya. “A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático”. Em: 2º reimpr. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.