Aprendizado de programação na educação básica com Python

aplicação em simulações financeiras

Autores

  • Audenir N. Petuba Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Elthon Allex da S. Oliveira Universidade Federal de Alagoas (UFAL)
  • Rinaldo V. S. Júnior Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0353

Palavras-chave:

Ensino, Educação Financeira, Sistemas de Amortização, Linguagem Python

Resumo

Com uso do Python, apresentamos algumas propostas de recursos computacionais para o ensino na educação básica, abordando conceitos relevantes da matemática financeira, como a composição das parcelas no financiamento de uma motocicleta e na tomada de um empréstimo. Acreditamos que o professor de Matemática, por meio dessas atividades, pode despertar no estudante o interesse em conhecer o que há por trás das operações financeiras e, assim, ser capaz de tomar a melhor decisão diante dessas situações. A partir dos conceitos de matemática financeira, especificamente o de sistemas de amortização, organizamos duas propostas como sequências didáticas para o professor de matemática. Tais atividades podem ser aplicadas em um laboratório de informática com acesso à internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

M. Abramovay, M. G. Castro et al. “Ensino médio: múltiplas vozes”. Em: (2003).

British Council Brasil. Panorama de educação STEM no Brasil [livreto eletrônico]: reflexões sobre a análise de dados e documentação bibliográfica. Online. Acessado em 12/03/2024, https://www.britishcouncil.org.br/atividades/escolas/panorama-de-educacao-stem-no-brasil.

Brasil e Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

A. C. Costa, R. Jullian, C. V. A. Mota, A. A. Franco, V. H. J. Muniz, L. de Lima Maia e T. M. Liese. “Python: Será que é possível numa escola pública de Ensino Médio?” Em: Anais do Workshop de Informática na Escola. Vol. 23. 1. 2017, pp. 255–264.

B. Freitas, F. A. Ferreira e V. G. Moreira. “Empréstimos & financiamentos: uma revisão sistemática sobre o ensino de sistemas de amortização”. Em: Revista Internacional de Pesquisa em Educação Matemática 11.3 (2021), pp. 151–172.

L. L. Vendite. Matemática Financeira e a Utilização de Planilhas Eletrônicas. Ciência Moderna, 2017.

K. Walker. 5 Reasons Why Python is the Easiest Coding Language to Learn First. Online. Acessado em 24/06/2024, https://codeop.tech/5-reasons-why-python-is-the-easiest-coding-language-to-learn-first.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Edição

Seção

Trabalhos Completos