Conceição dos Ouros: Melhorando o Ensino através da OBMEP
Resumo
A Olimpı́ada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) teve seu inı́cio no ano de 2005, projeto esse resultante de uma parceria entre o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Educação(MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Os objetivos da OBMEP desde sua criação são fundamentados na tentativa de estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, contribuir para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro, possibilitando desta maneira que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade, promover a difusão da cultura matemática, identificando assim jovens talentos e os incentivando seu ingresso em universidades nas áreas cientı́fica e tecnológica [1]. Em seus 13 anos de existência, várias escolas se destacaram na realização da prova tendo seus alunos premiados pelo desempenho demonstrado. A influência das escolas e dos professores na vida estudantil destes jovens é facilmente percebida em suas progressivas melhorias na realização da prova [3]. Este projeto de iniciação cientı́fica teve como objetivo analisar os impactos provocados pela Olimpı́ada no municı́pio de Conceição dos Ouros -MG, pertencentes à Superintendência Regional de Ensino de Itajubá, na qual obteve uma grande evolução no número de medalhistas e menções honrosas a partir do ano de 2005 [2]. O desenvolvimento deste projeto baseou-se em colocar em questão essa evolução e entender quais as causas desse fato. Dividiu-se então o projeto em três fases. A primeira fase fundou-se em uma análise dos dados da OBMEP, que são: a quantidade de alunos participantes da OBMEP 1a e 2a fase, a evasão dos alunos classificados para a 2o fase, e a relação dos alunos que foram medalhistas e que receberam menção honrosa.[...]