O Ajuste de Curvas Contextualizado na Pandemia de Covid-19 na Cidade de Eunápolis - BA

Autores/as

  • Jéssica S. F. Novaes Colégio Anísio Teixeira
  • Karina K. Sartori UESC
  • Mirela V. de Mello UESC

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2026.012.01.0319

Palabras clave:

Mínimos Quadrados, Ajuste, Pandemia, Ensino Médio

Resumen

O presente trabalho propõe a introdução do método dos mínimos quadrados – uma técnica tradicionalmente utilizada em cursos de nível superior – aos alunos do ensino médio, com o intuito de aproximá-los da prática matemática por meio de aplicações reais. A atividade descrita baseia-se na modelagem de dados reais referentes ao número de casos de COVID-19 na cidade de Eunápolis-BA, utilizando, além de cálculos manuais, planilhas eletrônicas como ferramenta tecnológica. Esta abordagem, além de evidenciar a aplicabilidade de conceitos como funções e análise de dados, também dialoga com os princípios da Base Nacional Curricular Comum (BNCC), [1], estimulando o uso crítico e reflexivo das tecnologias digitais na construção do conhecimento matemático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Online. Acessado em 30/10/2021, http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCCEIEF110518versaofinalsite.pdf. Brasília: BNCC, 2019.

J. S. F. Novaes. “O ajuste de curvas através do método dos mínimos quadrados: uma contextualização da matemática na pandemia de Covid-19”. Dissertação de mestrado. UESC, 2022.

R. Vieira. “Equação de vida: como a matemática modela a pandemia?” Em: Jornal da USP. Acessoria de comunicação do Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria., 2020. ISSN:2525-6009.

Publicado

2026-02-13

Número

Sección

Trabalhos Completos