FARMA-Calc
Ferramenta de Autoria para a Remediação de Erros com Mobilidade na Aprendizagem para Ensino de Cálculo Diferencial e Integral
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2026.012.01.0288Palabras clave:
Objeto de Aprendizagem, Ensino de Matemática, Ensino de Cálculo Diferencial e Integral, Feedbacks, Autorregulação da AprendizagemResumen
Neste trabalho apresentamos os resultados da avaliação final de um Objeto de Aprendizagem (OA) criado e implementado na plataforma FARMA-Calc, uma ferramenta de autoria para a remediação de erros com mobilidade na aprendizagem para Ensino de Cálculo Diferencial e Integral 1 (CDI 1). Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se a metodologia pautada em Design Science Research. O OA é composto de um conjunto de 20 questões com feedbacks, definidos a partir de estudos sobre instrumentos de avaliação do Pré-Cálculo, em especial o Calculus Concept Readiness e os estratos de conhecimento de Matemática. O OA foi desenvolvido e submetido a uma avaliação com três turmas de CDI 1. Os resultados obtidos apontam um alto índice de receptividade por parte dos alunos em relação ao OA e sua potencialidade como instrumento de autorregulação da aprendizagem de conceitos de Pré-Cálculo. Como contribuição ao Ensino de Matemática em nível superior, essa pesquisa oferece um produto educacional online com potencial para auxiliar os alunos em suas dificuldades em conceitos de Matemática necessários para a aprendizagem de CDI 1, e também permitiu desenvolver um instrumento com várias funcionalidades, podendo ser usado como avaliação diagnóstica, indicação de material de apoio ou conteúdo complementar para professores e alunos interessados em abordar tais conceitos.
Descargas
Citas
R. Bogdan e S. Biklen. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto editora, 1994.
M. P. Carlson, B. Madison e R. D. West. “A study of students’ readiness to learn calculus”. Em: International Journal of Research in Undergraduate Mathematics Education 1 (2015), pp. 209–233.
A. S. Castilho. “Objetos de aprendizagem com feedbacks para a autorregulação da aprendizagem de conceitos matemáticos necessários para o cálculo diferencial e integral”. Tese de doutorado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2024.
A. S. Castilho, A. L. Trevisan e D. Marczal. “Conception of learning objects with feedback for self-regulation of learning mathematical concepts necessary for differential and integral calculus”. Em: Acta Scientiae 24.7 (2022), pp. 176–201.
A. S. Castilho, A. L. Trevisan e D. Marczal. “Modelo para avaliação de conceitos necessários para aprendizagem de cálculo”. Em: Revista Eletrônica de Educação Matemática 19 (2024), pp. 1–22.
C. A. Cuevas-Vallejo, M. D. Pineda e M. M. Reyes. “Una propuesta para introducir el pensamiento funcional y concepto de función real, antes de un curso de cálculo diferencial”. Em: Revista Logos, Ciencia & Tecnología 10.2 (2018), pp. 20–38.
A. Dresch, D. P. Lacerda e J. A. V. Antunes Jr. Design science research. Springer, 2015.
Brasil. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em Engenharia. 2019.
Brasil. Ministério da Educação. Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Online. Acessado em 10/03/2025, //www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem,
Brasil. Ministério da Educação. Prova Brasil. Online. Acessado em 10/03/2025, http://portal.mec.gov.br/prova-brasil,
M. D. Leite, A. R. Pimentel e M. H. Pietruchinski. “Remediação de erros baseada em Múltiplas Representações Externas e classificação de erros aplicada a Objetos de Aprendizagem Inteligentes”. Em: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). Vol. 23. 1. 2012.
D. Marczal. “Farma: Uma ferramenta de autoria para objetos de aprendizagem de conceitos matemáticos”. Tese de doutorado. Universidade Federal do Paraná, 2014.
A. L. Trevisan, M. O. dos S. Fonseca e S. A. G. Palha. “Proposição de tarefas com TDIC em aulas de Cálculo”. Em: Revista Diálogo Educacional 18.58 (2018), pp. 713–738.
E. Zarpelon, L. M. M. Resende e E. F. Reis. “Análise do desempenho de alunos ingressantes de engenharia na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I”. Em: Interfaces da educação 8.22 (2017), pp. 303–335.