Distribuição de Temperatura em uma Haste por meio do Método Shooting Não Linear
Resumen
Quando se trata de Equações Diferenciais Ordinárias (EDOs), observa-se uma ampla aplicabilidade em problemas reais. No entanto, nem sempre é possível obter uma solução analítica, especialmente no caso de EDOs não lineares, nas quais a resolução analítica apresenta consideráveis dificuldades. Diante desse cenário, os métodos numéricos emergem como ferramentas essenciais, auxiliando na resolução desses problemas de forma eficiente [1].
As EDOs lineares de segunda ordem têm grande importância, por causa de suas aplicações à engenharia, mecânica e elétrica. Porém, a adição de termos para melhor descrever o sistema físico pode tornar a EDO linear em não linear. Uma EDO de segunda ordem é dita linear quando pode ser escrita na forma y''(x) + p(x)y'(x) + q(x)y(x) = r(x), sendo linear em y e em suas derivadas, e as funções p, q e r são funções somente de x. Caso contrário, é dita não linear [3].
Neste estudo, realizou-se a resolução de um problema de valor de contorno (PVC), descrito por uma EDO de segunda ordem não linear da forma, y''(x) = f(x, y(x), y'(x)), a ≤ x ≤ b, y(a) = α, y(b) = β, onde empregou-se o método Shooting (ou método do disparo), o qual consiste em reduzir o PVC em um sistema de problemas de valor inicial (PVIs) equivalente e, então, supor inclinações para a trajetória da solução no ponto inicial conhecido. [...]
Descargas
Citas
W. E. Boyce, R. C. Diprima e D. B. Meade. Equações diferenciais elementares e problemas de valores de contorno. 12a. ed. LTC, 2004. isbn: 9788521638834.
S. C. Chapra e R. P. Canale. Métodos Numéricos para Engenharia. 7a. ed. AMGH, 2016. isbn: 9788580555691.
E. Kreyszig. Matemática Superior para Engenharia. 9a. ed. Vol. 1. LTC, 2009. isbn: 9788521616436.