Modelagem para o Problema de Roteamento de Veículos Elétricos com Estratégias V2G

Autores/as

  • Luis F. R. Jimenez UNICAMP
  • Caio dos Santos UNICAMP
  • Christiano Lyra Filho UNICAMP
  • Washington A. Oliveira UNICAMP

Resumen

A importância da sustentabilidade e da eficiência energética tem impulsionado o uso de veículos elétricos (VEs) no setor de transporte de mercadorias, proporcionando redução de emissões de CO2 por meio de veículos menos poluentes para a logística urbana e rodoviária [1]. No entanto, a adoção desses veículos também apresenta desafios significativos no planejamento das frotas, especialmente devido à autonomia limitada das baterias e ao tempo de recarga de cada veículo que impactam no gerenciamento do uso da frota. Além disso, fatores como o peso transportado afetam diretamente o consumo de energia. Outro desafio importante é a disponibilidade de estações de carregamento, que nem sempre são suficientes para atender à demanda dos veículos, resultando em filas de espera e impactos operacionais [2]. O problema de roteamento de veículos elétricos (PRVE) busca otimizar as rotas de uma frota de VEs para atender clientes respeitando restrições como janelas de tempo, capacidade de carga e disponibilidade de estações de recarga. Outra variação do problema considera a tecnologia vehicle-to-grid (V2G), que permite aos veículos não apenas consumir energia, mas também vender para a rede elétrica em horários estratégicos, levando em conta a variação dos preços ao longo do dia. Além disso, recarga parcial e/ou recarga total podem ser incorporadas na tomada de decisão e estratégias de otimização de custos com base nas tarifas dinâmicas de energia podem ser usadas para alcançar benefícios. Este último problema é denominado PRVE-V2G. Este trabalho introduz uma nova formulação matemática para o PRVE-V2G, que incorpora três novos aspectos que tornam a modelagem mais realista e aplicável a cenários reais: (i) a vida útil da bateria, restringindo seu uso entre 20% e 80%, com penalizações na função objetivo caso os limites sejam ultrapassados, evitando desgastes prematuros; (ii) o peso do veículo, que influencia diretamente o consumo de energia ao longo da rota, impactando a escolha de trajetos mais eficientes; e (iii) o limite na capacidade do uso das estações de carga por veículos, exigindo um planejamento mais estratégico das paradas para carregamento. [...]

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

S. Zhang, Y. Gajpal, S. S. Appadoo, and M. M. S. Abdulkader. Electric vehicle routing problem with recharging stations for minimizing energy consumption. International Journal of Production Economics, 203:404–413, 2018.

S. Pelletier, O. Jabali, and G. Laporte. The electric vehicle routing problem with energy consumption uncertainty. Transportation Research Part B: Methodological, 126:225–255, 2019.

M. Schneider, A. Stenger, and D. Goeke. The electric vehicle-routing problem with time windows and recharging stations. Transportation science, 48(4):500–520, 2014.

Publicado

2026-02-13

Número

Sección

Resumos