Proposta de ensino remoto síncrono da matemática do ensino superior para um público heterogêneo

Autores/as

  • Eber D. C. Vizarreta Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Helson G. S. Filho Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • José Y. O. Feitosa Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Luís F. A. Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Roy P. T. Guarniz Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • José L. V. Rodriguez Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME/USP)

Palabras clave:

Ensino Remoto, Matemática, Ensino Superior, Público Heterogêneo

Resumen

Os dados fornecidos pelo Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) em 2019 expressam uma relação inversamente proporcional entre o grau de escolaridade do aluno e o nível de aprendizagem da matemática, com uma queda progressiva na porcentagem de aproveitamento de 47% no 5º ano, para 18% no 9º ano, e finalizando em 5% no ensino médio. Por outro lado, dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) em 2015, evidenciaram uma deficiência significativa na média de desempenho em matemática (113 pontos abaixo da média geral), por alunos de 15 anos, quando comparada à média global (490 pontos), obtida pelos estudantes dos países que integram a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Essa problemática nos revela um desafio e realça a necessidade de um olhar imediato para todos os níveis de ensino da matemática. Dessa forma, no intuito de amenizar essas dificuldades, vamos realizar no período de 16/03/2024 a 13/07/2024, o curso intitulado “Introdução à Álgebra e Geometria”, como parte do projeto de extensão intitulado “Descmat–Descomplicando a Matemática: possibilidades para o ensino e o aprendizado”, atualmente em sua 2ª edição, vinculado ao Edital Bext 2023 da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Esse curso consistirá de 40 horas distribuídas entre aulas síncronas e assíncronas sobre conteúdos introdutórios da Álgebra Linear e da Geometria Analítica, visando realizar aplicações práticas dos assuntos abordados no nosso cotidiano, tendo como público-alvo os alunos do Ensino Médio e os alunos dos primeiros anos da graduação, principalmente das engenharias e cursos das ciências exatas e da terra, que se deparam com esses conteúdos. Nessa perspectiva, apresentaremos experiências e resultados parciais sobre a implementação desse curso, como dados estatísticos e feedbacks dos estudantes participantes e colaboradores, além de aproveitarmos a oportunidade de continuar divulgando o nosso projeto de extensão, o qual abrange esse curso, e suas atividades as quais auxiliam no ensino e na aprendizagem da matemática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BRASIL. Ministério da educação. Média em matemática está entre as menores do PISA. Online. Acessado em 21/04/2024, http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/42771-media-em-matematica-esta-entre-as-menores-do-pisa.

MENTALIDADES. Matemática. Saeb 2019: apenas 5% dos alunos saem da escola sabendo matemática. Online. Acessado em 21/04/2024, https://mentalidadesmatematicas.org.br/saeb-2019-apenas-5-dos-alunos-saem-da-escola-sabendo-matematica.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos