Torre de Londres
uma adaptação da Neuropsicopedagogia para a aprendizagem Matemática
Palabras clave:
Neuropsicopedagogia, Funções Executivas, Torre de Londres, Aprendizagem MatemáticaResumen
A Neuropsicopedagogia é uma ciência transdisciplinar capaz de reunir estudos sobre neurociência (funcionamento cerebral), psicologia (cognitiva comportamental) e aprendizagem, por consequência, o profissional da área é apto a realizar avaliações e intervenções cognitivas com finalidade de melhorar o desempenho de estudantes no processo de ensino-aprendizagem, dentre os diversos testes e intervenções utilizados na área, destaca-se o instrumento Torre de Londres (ToL), desenvolvida em 1982 por Tim Shallice com base na famosa Torre de Hanói com a diferença de apresentar níveis de dificuldades progressivas. Ainda no que tange os estudos da Neuropsicopedagogia, é importante considerar as Funções Executivas (FE), que consistem em habilidades cognitivas de planejar, monitorar e regular ações a serem tomadas; a ToL avalia e auxilia o desenvolvimento da habilidade de planejamento, ampliando a capacidade de representação mental de metas e objetivos. Perante a constatação de que “[...] as crianças que possuem melhores habilidades executivas possuem também melhor desempenho escolar em todas as fases iniciais do Ensino Fundamental”, o objetivo do trabalho é apresentar a Torre de Londres como um potencial instrumento de expansão das habilidades de planejamento e resolução de problemas.
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Citas
C. A. S. M. Carvalho e S. G. Caliatto. “Estudo correlacional entre funções executivas e desempenho escolar”. Em: Educação em Análise 2.1 (2017), pp. 83–96.
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C. B. R. León, C. C. Rodrigues, A. G. Seabra e N. M. Dias. “Funções executivas e desempenho escolar em crianças de 6 a 9 anos de idade”. Em: Revista da Associação Brasileira de Psicopedagogia 30 (2013), pp. 113–120.
A. G. Seabra e N. M. Dias. Avaliação neuropsicológica cognitiva: Atenção e funções executivas. Vol. 1. São Paulo: Memnon, 2013, pp. 101–132. ISBN: 9788579540257.