Campus sustentáveis e inteligentes
uma avaliação baseada em modelo fuzzy
Palabras clave:
Campus sustentável, Campus inteligente, Modelo fuzzy, Sustentabilidade, Avaliação de desempenhoResumen
O objetivo deste estudo foi revisar o modelo proposto por Francisco e avaliar as características sustentáveis e inteligentes de um campus universitário. A primeira etapa consistiu na revisão dos sistemas de inferência que compõem o modelo, distribuídos em dimensões que representam índices parciais do nível de inteligência e sustentabilidade. A segunda etapa compreendeu a aplicação do modelo a um campus universitário localizado no estado de São Paulo, classificando-o como Parcialmente Sustentável e Inteligente. O modelo permite avaliar quais dimensões demonstraram um melhor desempenho e quais necessitam de alterações significativas para aprimorar a sustentabilidade e inteligência do campus.
Descargas
Citas
L. C. Barros e R. C. Bassanezi. Tópicos de lógica fuzzy e biomatemática. Coleção IMECC. UNICAMP/IMECC, 2006. ISBN: 858718505-5.
F. Findler, N. Schönherr, R. Lozano e B. Stacherl. “Assessing the impacts of higher education institutions on sustainable development: an analysis of tools and indicators”. Em: Sustainability 11 (2019), pp. 1–19. DOI: https://doi.org/10.3390/su11010059.
A. C. C. Francisco. “Modelo matemático para avaliação de campus sustentável e inteligente”. Tese de doutorado. ICTS/UNESP, 2021.
N. Min-Allah e S. Alrashed. “Smart campus: a sketch”. Em: Sustainable cities and society 59 (2020), pp. 1–15. DOI: https://doi.org/10.1016/j.scs.2020.102231.