Dispersão populacional de populações que interagem na presença de impacto ambiental

Autores/as

  • Ana Carolina Santos da Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Maria Luiza Busato Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • João Frederico C. A. Meyer Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Palabras clave:

Dispersão populacional, impacto ambiental, equações diferenciais, Lotka-Volterra, advecção-difusão-reação

Resumen

O estudo de sistemas não-lineares de equações diferenciais ordinárias (EDOs) permite deduzir que grande parte das situações de convívio de espécies competitivas naturais acontecem por um modo relativamente instável, já que, se existir alguma modificação que se dá por origens diversas, como é o caso da presença de uma pluma poluente em um ambiente aquático, o equilíbrio de convívio das espécies é fortemente afetado. Para isso, se estudou a dinâmica de populações das espécies, considerando o sistema de equações de competição interespecífica, além da modelagem dos movimentos de dispersão e migração populacionais destas espécies, ambas de tipo Lotka-Volterra. Ainda, para incluir a capacidade de suporte do meio, fez-se necessário utilizar uma equação do tipo Advecção-Difusão-Reação, devido à uma analogia entre o movimento aleatório de moléculas e do movimento de seres vivos, em conjunto com a equação do tipo Lotka-Volterra.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

C. Cantrell R. S. e Cosner. Spatial Ecology via Reaction-Diffusion Equations. Hoboken: John Wiley e Sons, 2003. ISBN: 9780471493013.

L. Edelstein-Keshet. Mathematical Models in Biology. Philadelphia: Society for Industrial e Applied Mathematics (SIAM), 2006. ISBN: 9780898715545.

M. F. B. Prestes. “Dispersão de material impactante em meio aquático: modelo matemático, aproximação numérica e simulação computacional - Lagoa do Taquaral, Campinas, SP”. Dissertação de mestrado. IMECC/UNICAMP, 2011.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos