Decodificando a vida

explorando os paralelos entre códigos corretores de erros e a biologia

Autores/as

  • Rafaela C. O. Cunha Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Beatriz Motta Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Palabras clave:

Códigos Corretores de Erros, Biologia, Sequências de DNA, Teoria de Códigos

Resumen

O objetivo desse trabalho é apresentar e exemplificar o que foi proposto em [2], seguindo [1]. A Teoria de Códigos é um campo de estudo que é atualmente muito ativo, tanto do ponto de vista teórico quanto tecnológico. Nos mais diversos meios circulam informações que carregam consigo possíveis erros feitos na transmissão. De forma geral, os códigos corretores de erros têm como objetivo a correção de erros que ocorrem durante a transmissão ou armazenamento da informação, e estão presentes na comunicação via satélite, nas comunicações internas de um computador e no armazenamento de dados. Essa teoria surge na década de 1940, no Laboratório Bell de Tecnologia, com os trabalhos de Richard W. Hamming e C. E. Shannon, com objetivo de elaborar mecanismos capazes de permitir uma transmissão confiável de dados através de canais sujeitos a interferências, também denominadas ruídos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

R. C. O. Da Cunha e B. Motta. Códigos corretores de erros e um exemplo de aplicação na biologia. Trabalho de Conclusão de Curso de Bacharelado em Matemática - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. 2023.

L. C. B. Faria, A. S. L. Rocha, J. H. Kleinschmidt, R. Palazzo e M.C. Silva-Filho. “DNA sequences generated by BCH codes over GF (4)”. Em: Electronics letters 46.3 (2010), pp. 203–204.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos