Modelagem matemática do consumo de água no estudo de funções quadráticas
Palabras clave:
Modelagem matemática, Funções quadráticas, Consumo de água, GeoGebra, Ensino MédioResumen
No presente artigo, a modelagem matemática é utilizada para examinar as potencialidades e as limitações de uma atividade relacionada à função quadrática, direcionada aos estudantes do 1º ano do novo Ensino Médio. A crescente demanda por recursos hídricos e a importância da conservação da água têm colocado em destaque a necessidade de compreender os fatores que influenciam o consumo e os custos associados à tarifa da conta de água. Nesse contexto, a matemática surge como uma ferramenta para analisar e compreender fenômenos, assim como prever custos sobre o tratamento, distribuição e tarifação da água. Ela permite a modelagem do consumo, por meio das contas de residências, integrando a tecnologia do software GeoGebra e a sistematização de dados na ferramenta de gestão visual, o daskboard. Essa abordagem melhora o entendimento e o desempenho em matemática, e a investigação dessas relações, mostra como diferentes parâmetros afetam a forma e a posição das curvas, facilitando a resolução de problemas. Um exemplo é o cálculo de volume para minimizar os custos das contas de água.
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Citas
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