Uma análise da presença feminina em cursos de ciências exatas e da terra na Universidade Estadual Paulista

Autores/as

  • Livia K. S. C. Lima Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Marilaine Colnago Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Rafaella S. Ferreira Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Giovana A. Benvenuto Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Palabras clave:

Presença feminina, Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, STEM, Gênero

Resumen

As mulheres representam a maioria dos matriculados em cursos de graduação, chegando a 58,1%. No entanto, essa tendência não se reflete nos cursos de graduação das ciências exatas e da terra, revelando uma problemática significativa em relação à participação feminina nesses campos do conhecimento. Isso ressalta a importância do reconhecimento da contribuição feminina para as áreas de STEM (do inglês: science, technology, engineering and mathematics) e a necessidade de incentivar as meninas a seguirem carreiras nas ciências. Para investigar se essa tendência se mantém nos cursos de graduação da Universidade Estadual Paulista, este trabalho analisa a distribuição de gênero entre os matriculados e formados, com foco especial nos cursos das áreas de ciências exatas e da terra.

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Citas

Acessoria de Comunicação Social do MEC. Mulheres São Maioria na Docência e Gestão da Educação Básica. Online. Acessado em 16/03/2024, https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/marco/dia-da-mulher-mulheres-sao-maioria-na-docencia-e-gestao-da-educacao-basica.

C. Hill, C. Corbett e A. St. Rose. Why So Few? Women in Science, Technology, Engineering, and Mathematics. 1a. ed. Washington, D.C.: ERIC, 2010. ISBN: 9781879922402.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos