História e filosofia da matemática
diferentes instrumentos de avaliação no componente curricular
Palabras clave:
História da Matemática, Filosofia da Matemática, Avaliação, Ensino de MatemáticaResumen
O componente curricular de história e filosofia da matemática é incorporado amplamente ao currículo dos cursos de formação inicial de licenciatura em matemática. Sua inserção é comum devido ao seu objetivo principal, que de forma geral, busca entender o desenvolvimento da matemática nas diversas civilizações e sua conexão com fatos sociais e científicos, bem como se faz necessário para entender-se a evolução do pensamento matemático, os processos de construção da matemática e seu papel no desenvolvimento das sociedades e das ciências através da história. O estudo da história e filosofia da matemática é de suma importância para os futuros professores, pois os capacita de diversas maneiras. Proporciona a compreensão histórica das necessidades dos conceitos matemáticos, ajudando-os a contextualizá-los a partir das necessidades do homem. Além disso, ao conhecer os fundamentos históricos e filosóficos dos conceitos, os futuros professores encontram possibilidades de exploração em suas aulas, motivando seus futuros alunos para a aprendizagem. Essa compreensão também permite explorar as aplicações interdisciplinares da matemática, enriquecendo ainda mais o ensino e o aprendizado da disciplina. Com uma ementa extensa e diversos subtópicos a serem abordados, é crucial manter uma dinâmica de aula envolvente e que possa ser significativa aos licenciandos, futuros professores de matemática. Além disso, é importante destacar a necessidade de avaliações, indo além da simples memorização e buscando avaliar a compreensão efetiva dos conceitos. Neste trabalho, se tem por objetivo compartilhar os diferentes tipos de avaliações realizadas no sétimo semestre do componente de história e filosofia da matemática em um curso de licenciatura em matemática, bem como expor algumas percepções dos acadêmicos que passaram por esses diferentes tipos de avaliação.
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Citas
C. B. Boyer. História da Matemática. São Paulo: Edgard Blücher, 2002.
J. Hoffmann. Avaliação Mediadora: Uma prática da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 2009.