Proposição de um controle baseado em lógica fuzzy para aeração de armazéns de grãos
Palabras clave:
Controle fuzzy, Aeração de grãos, Armazenagem, Inteligência ArtificialResumen
A produção de grãos depende de várias etapas, tais como: preparo do solo, plantio, colheita, secagem e armazenagem. Durante o período de armazenagem é fundamental manter os grãos dentro de condições adequadas de temperatura e umidade, caso contrário, o surgimento de pragas como fungos e insetos pode causar perdas importantes da produção. Para realizar o controle dessas condições, o método mais usado é a aeração, que consiste na passagem forçada de ar externo pelo volume de grãos armazenados, que constitui um meio poroso. O fluxo de ar é realizado por meio de ventiladores elétricos de alta potência. A aeração depende das condições do ar ambiente, sendo viável apenas quando as condições de temperatura ambiente e umidade do ar externos favorecem o resfriamento e a manutenção dos grãos em um nível adequado de umidade. Essa decisão de quando ligar ou desligar o controle de aeração geralmente é realizado por sistemas automáticos, pois as condições mais favoráveis podem ocorrer a qualquer horário do dia ou da noite. O processo de controle de aeração é um problema de otimização multiobjetivo, pois além da necessidade de manter os grãos nas melhores condições possíveis, é necessário fazer isso considerando o menor gasto de energia possível. As estratégias para esse controle podem variar dependendo de vários fatores, como objetivo dos grãos armazenados (sementes para plantio ou alimentação), localização do armazém e época do ano, custo de energia que pode variar conforme o horário, tempo previsto de armazenagem, entre outros. Todos esses fatores são muitas vezes ponderados de forma subjetiva por um especialista humano que pode ajustar aspectos do controle de aeração, ou realizar a aeração de forma manual (ligando e desligando diretamente os ventiladores). Incorporar esses diversos fatores em um sistema automático de aeração não é uma tarefa simples, mas sistemas de Inteligência Artificial (IA) capazes de lidar com incertezas podem ser uma ferramenta importante para esse fim. A lógica fuzzy é um modelo de IA capaz de lidar com incertezas, pois diferentemente da lógica clássica, não opera apenas com valores absolutos de verdadeiro e falso, mas também com níveis contínuos de incerteza. Além disso, a lógica fuzzy é capaz de operar com regras que utilizam termos que expressam a subjetividade do pensamento humano, tais como "muito", "pouco", "médio", "alto", etc., facilitando assim a incorporação do conhecimento do especialista humano nas regras do modelo autônomo de controle.
Descargas
Citas
M. O. Binelo, V. Faoro, O. A. Kathatourian e B. Ziganshin. “Simulação de fluxo de ar e otimização do perfil de pressão de entrada de um sistema de aeração de silos de armazenamento de grãos”. Em: Computadores e Eletrônicos na Agricultura 164 (2019), p. 104923. doi: ISSN0168-1699.
F. A. C. Gomide e R. R. Gudwin. “Modelagem, controle, sistemas e lógica fuzzy”. Em: SBA controle & Automação 4.3 (1994), pp. 97–115.
A. S. Junior, M. M. Junior, A. H. Dias, I. M. Mathias e G. Contil. “Embedded system in Arduino platform with Fuzzy control to support the grain aeration decision”. Em: Ciência Rura v. 46 (2016), pp. 1917–1923.
J. E. Kwiatkowski. “Simulation and Control of the Aeration System for Soybeans Mass (in portuguese)”. Dissertação de mestrado. Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Íjui-RS, Brazil, 2011.
L. C. da Silva. “Aeração de grãos armazenados”. Em: Grãos Brasil: Da Semente ao Consumo (2011), pp. 7–10.
G. R. Thorpe. “Physical basis of aeration”. Em: NAVARRO, S.; NOYES, R. T. (Ed.). The mechanics and physics of modern grain aeration management. Boca Raton: CRC Press, 2001.
V. Ziegler, R. T. Paraginski e C. D. Ferreira. “Grain storage systems and effects of moisture, temperature and time on grain quality - a review”. Em: Jornal de pesquisa de produtos armazenados 91 (2021), p. 101770.