Práticas educacionais inclusivas
estratégias no combate à discalculia com alunos do IFMA - Campus São João dos Patos - MA
Palabras clave:
Discalculia, estratégias metodológicas, ensino inclusivo, aprendizagem matemática, IFMAResumen
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - IFMA, campus São João dos Patos, sobre as estratégias metodológicas trabalhadas pelos professores no atendimento a alunos com discalculia. O objetivo principal foi investigar a percepção dos estudantes sobre a eficácia dessas estratégias no apoio ao processo de aprendizagem e na superação das dificuldades em cálculos, comuns em transtornos de aprendizagem como a discalculia. A pesquisa ocorreu no período de maio a dezembro de 2023, no IFMA, campus São João dos Patos. Os sujeitos da pesquisa foram alunos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e alunos do Ensino Superior dos cursos de Licenciatura em Matemática e Tecnologia em Redes de Computadores que participaram do projeto “Discalculia: superando dificuldades em matemática”. A metodologia utilizada para a análise foi uma abordagem qualitativa por meio de observação participante, rodas de conversa, aplicação de questionários e realização de entrevistas semiestruturadas.
Descargas
Citas
Instituto ABCD. O que é Discalculia. Acesso em 15/05/2023. 2021. URL: https://www.institutoabcd.org.br/discalculia/.
P. Bourdieu. Sobre o poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
É. Durkheim. Educação e Sociologia. 7ª ed. Trad. de Lourenço Filho. São Paulo: Melhoramentos, 2013.
T. May. Pesquisa social: questões, métodos e processos. Artmed, 2004.
E. Vieira. “Transtornos na aprendizagem da matemática: número e discalculia”. Em: Revista Ciências e Letras 35 (2004), pp. 109–119.