Equaciona UABJ

projeto de videoaulas para a divulgação da matemática elementar

Autores/as

  • Marcos D. N. Maia Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Santiago Henrique da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Mauri P. da Silva Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Roy P. T. Guarniz Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Eber D. C. Vizarreta Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • José R. A. dos Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Milene V. Figueira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Palabras clave:

Videoaulas, Matemática Elementar, Ensino Superior, UABJ, UFRPE

Resumen

O ingresso dos estudantes no nível superior nas áreas de exatas e engenharias é um desafio para os alunos, principalmente no primeiro semestre, pois eles se deparam com uma realidade diferente da qual estavam acostumados na escola. Até então, poucos estudantes tinham o hábito diário de estudo e não tinham o costume de procurar os professores ou monitores para solucionar as suas dúvidas. Além disso, devido à pandemia, muitos estudantes não tiveram o mesmo aproveitamento nas aulas remotas como nas aulas presenciais. De acordo com a experiência dos professores, as disciplinas de primeiro semestre são as que têm maior índice de reprovação, e isso acontece, principalmente pela falta de base matemática dos alunos. Dessa maneira, em busca de soluções para essa situação, foi proposta a disciplina de Matemática Elementar no âmbito da Unidade Acadêmica de Belo Jardim (UABJ) da UFRPE. Porém, verificou-se que somente a disciplina não seria suficiente, então mais duas propostas foram consideradas: a criação de um livro e de videoaulas para acompanhar a disciplina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Passos et al. “Perfil e Desempenho Acadêmico do Aluno de Engenharia em Disciplinas do Ciclo Básico”. Em: Revista de Ensino de Engenharia 36.2 (2017). doi: 10.5935/2236-0158.20170010.

Renan Pereira Santos e Antônio Carlos Bastos Sousa. “Khan Academy e o ensino/aprendizagem de Matemática para além da sala de aula”. Em: Revista de Educação Matemática e Tecnológica Iberoamericana 12.4 (2021). doi: 10.51359/2177-9309.2021.245692.

Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Resumos