Previsão da altura significativa de ondas usando redes neurais artificiais baseadas em variáveis físicas
Palabras clave:
Previsão de ondas, redes neurais, variáveis físicas, altura significativa de ondas, SWANResumen
A previsão de ondas é de fundamental importância em muitos aspectos ligados à operações navais, atividades marítimas comerciais e proteção costeira. Além disso, as previsões envolvendo ondas utilizam técnicas similares às utilizadas na previsão do clima atmosférico, e podem ser simuladas por modelos matemáticos, os quais envolvem uma grande quantidade de dados e podem ser simulados numericamente por modelos como o SWAN (Simulating Waves Nearshore), o qual é um modelo de ondas de terceira geração, desenvolvido na Universidade de Tecnologia de Delft. Neste trabalho buscamos abordar a previsão de ondas usando redes neurais, por meio de variáveis físicas que melhor se associam com a altura. Nesse aspecto, no treinamento da rede neural serão utilizadas variáveis que possuem melhor relação física com Hs, como: período de onda, velocidade do vento horizontal e vertical, entre outras. Além disso, também iremos abordar que as variáveis físicas que melhor se relacionam com a altura de onda não são as com a melhor correlação estatística com Hs. Em seguida, iremos analisar a diferença entre resultados usando essas duas abordagens e buscar possíveis similaridades. A previsão que será realizada é referente a uma localização no oceano, na costa sul do Brasil.
Descargas
Citas
E. S. C. Neto, V. Innocentini e R. P. Rocha. Um sistema de previsão de tempo e de ondas oceânicas para o Atlântico Sul. 44a. ed. São Paulo: Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo, 1996, pp. 35–46.
N. Booij, L. H. Holthuijsen e R. C. Ris. “The SWAN wave model for shallow water”. Em: Coastal Engineering Proceedings. ASCE, 1997, pp. 668–676.
L. Farina. Ondas Oceânicas de Superfície. 2a. ed. São Carlos, SP: (Notas em Matemática), 2012.
F. C. Minuzzi e L. Farina. “A deep learning approach to predict significant wave height using long short-term memory”. Em: Ocean Modelling 181 (2023), p. 102151.