Mulheres na matemática

análise da participação feminina no Instituto de Matemática e Estatística da UERJ

Autores/as

  • Gabrielle D. S. Coelho Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Michelle L. de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Zochil G. Arenas Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0438

Palabras clave:

Mulheres na Matemática, Mulheres em STEM, Disparidade de Gênero

Resumen

Ao longo da história, as mulheres foram privadas da oportunidade de buscar formação acadêmica, de ocupar espaços que eram considerados naturalmente masculinos e, ainda, de receberem o devido reconhecimento por suas valiosas contribuições à ciência. Ao aumentar a visibilidade das mulheres nas Ciências Exatas, pode-se também contribuir para a criação de um ambiente mais acolhedor e inclusivo e para mais amplos e inovadores resultados de pesquisa e desenvolvimento. Neste trabalho, são evidenciados alguns problemas enfrentados por mulheres na matemática desde os anos iniciais de ensino até a permanência nas instituições de ensino superior. Uma análise sobre a participação feminina no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IME-UERJ) foi realizada, considerando todo o corpo docente do Instituto e do seu Programa de Pós-Graduação em Ciências Computacionais e Modelagem Matemática, assim como o corpo discente da graduação e desta pós-graduação. Dessa forma, foi possível verificar um panorama a respeito da presença e participação das mulheres no IME-UERJ.

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Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Trabalhos Completos