O uso da inteligência artificial para auxiliar na predição de abandono de alunos em uma escola de ensino regular

Autores/as

  • Bianca S. da Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Joyce de L. C. Rangel Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Vanessa A. Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Marcelo D. Cruz Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Ronaldo M. Gregório Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0451

Palabras clave:

Evasão Escolar, Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina, Modelo de Classificação, Aprendizado Supervisionado, Redes Neurais

Resumen

A Evasão Escolar é um desafio que impacta sistemas educacionais em todo o mundo. Este trabalho utiliza algoritmos de Inteligência Artificial e Aprendizado de Máquina para enfrentar o problema, aplicando técnicas capazes de analisar dados históricos e antecipar tendências futuras. Especificamente, utilizamos Redes Neurais Artificiais para identificar padrões e compreender os fatores que levam os alunos a abandonar os estudos. A coleta de dados contou com a colaboração de alunos da Educação de Jovens e Adultos do Novo Ensino Médio (EJANEM), que, em algum momento de suas trajetórias escolares, precisaram interromper os estudos. Esses dados foram obtidos por meio de formulários preenchidos pelos alunos e comparados com dados coletados de alunos do Ensino Regular.

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Citas

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Publicado

2025-01-20

Número

Sección

Trabalhos Completos