Empregando tecnologias digitais para relacionar os números metálicos às medidas das diagonais de polígonos regulares
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0387Palabras clave:
BNCC, Ensino de matemática, Média metálica, Planilhas Google, Números irracionais, GeoGebraResumen
Neste trabalho, apresentamos uma proposta de atividades para relacionar os números metálicos às medidas das diagonais dos polígonos regulares. No planejamento das atividades, aplicadas a uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública na zona rural do município de Mafra, Santa Catarina, utilizamos tecnologias digitais como o GeoGebra e as Planilhas Google. Concluímos que estes aplicativos são excelentes ferramentas para estimular o senso investigativo dos(as) estudantes acerca da relação dos números metálicos com os polígonos regulares, e que as atividades propostas estão em conformidade com o que estabelece a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de matemática.
Descargas
Citas
C. B. Boyer. História da matemática. 2a. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1996. ISBN: 9788521200239.
Brasil. BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Online. Acessado em 17/01/2024, http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
A. R. Buitrago. “Polygons, diagonals, and the bronze mean”. Em: Nexus Network Journal 9(2) (2007), pp. 321–326. DOI: 10.1007/s00004-007-0046-x.
O. Dolce e J. N. Pompeo. Fundamentos da matemática elementar: geometria plana. 9a. ed. São Paulo: Atual, 2013. ISBN: 9788535716863.
GeoGebra. Baixar aplicativos GeoGebra. Online. Acessado em 23/01/2024, https://www.geogebra.org/download?lang=pt.
Google. Planilhas. Online. Acessado em 08/03/2024, https://chromewebstore.google.com/detail/planilhas/felcaaldnbdncclmgdcncolpebgiejap?hl=pt-BR.
A. V. Huber. “Números metálicos”. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Santa Maria, 2019.
C. Minnaard e V. J. Condesse. “La familia de los números metálicos y su hijo pródigo: el número de ouro”. Em: Revista Iberoamericana de Educación (versión digital) 42(2) (2007). Acessado em 20/10/2023, http://repositorio.unlz.edu.ar:8080/handle/123456789/320?show=full&locale-