Um olhar didático sobre a Geometria de Galois e Aplicações
Resumen
Esse trabalho visa uma reescrita na forma que é apresentada a Geometria Finita de Galois, de forma a facilitar tanto o entendimento inicial de alunos da graduação com envolvimento em uma iniciação científica, quanto à alunos do ensino médio cuja a única geometria apresentada usualmente é a geometria euclidiana, podendo servir como um acesso inicial as geometrias não euclidianas. A metodologia para a criação deste material será feita através da análise e comparação de artigos envolvendo geometria de Galois para a parte teórica, como a separação de definições, proposições e teoremas importantes, assim como, a questão da escrita será feita através da comparação de artigos relacionados a aplicação de geometrias não euclidianas na educação básica, como Geometria do Táxi[1] e As Geometrias Esféricas e Hiperbólica em Foco[2], além disso, a questão estrutural dos conteúdos apresentados será feita através da análise de coleções de matemática para o ensino médio, como Conexões com a matemática[3], e Matemática Contexto e Aplicações[4]. [...]
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Citas
M. D. O. Mariana. “Geometrias do Táxi”. Dissertação de mestrado. Universidade Federal de Lavras, 2020.
P. B. Wanderley, S. Elcio e Sani D. C. R. D. S. “As geometrias Esférica e Hiperbólica em Foco: sobre a Apresentação de alguns de seus Conceitos Elementares a Estudantes do Ensino Médio”. Em: Bolema 51 (2015), pp. 419–427. doi: 10.1590/-1980-4415v29n51r03.
M. D. M. Fabio. Conexões com a Matemática. 3a. ed. São Paulo: Moderna, 2016. isbn: 9788516105037.
R. D. Luiz. Matemática Contexto e Aplicações. 3a. ed. São Paulo: Ática, 2016. isbn: 9788508179381.
P. Z. R. Ana. “Geometrias Finitas”. Dissertação de mestrado. Universidade de Évora, 2014.
L. B. Lima. “Contribuições em codifcação no espaço projetivo e proposta de códigos quânticos de subespaços na Grassmanniana”. Tese de doutorado. FEEC-UNICAMP, 2017.