Flexágonos: propostas didáticas para o ensino de Geometria
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2023.010.01.0054Palabras clave:
Flexágonos, Ensino de Geometria, Atividades Didáticas, GeoGebraResumen
O uso de materiais concretos é uma estratégia importante no ensino de matemática, especialmente em geometria. Neste contexto, os flexágonos tem proeminente relevância pois são materiais muito instigantes e envolvem muitos conceitos matemáticos. Além disso podem ser construídos com materiais acessíveis e de baixo custo. As possibilidades do uso deste dispositivo para enriquecer o processo de ensino e aprendizagem são muitas. Neste trabalho, são apresentadas quatro propostas didáticas que exemplificam o uso do flexágono como material concreto para o ensino de geometria. As propostas foram elaboradas com base em diferentes conceitos geométricos e diferentes formas de explorar os flexágonos, visando fornecer ao leitor abordagens diversas e inspirá-lo a explorar outras possibilidades.
Descargas
Citas
N. Bobko, P. M. Kitani e W. J. Hirt. “Flexágonos”. Em: Revista do Professor de Matemática 8 (2020), pp. 83–94. doi: 10.21711/2319023x2020/pmo86.
N. Bobko, P. M. Kitani e W. J. Hirt. Livro Virtual Flexágonos. Online. Acessado em 03/03/2023, http://www.geogebra.org/m/ggk5gwkj.
Brasil. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Acessado em 03/03/2023, http://basenacionalcomum.mec.gov.br.MEC,2018.
Martin Gardner. Hexaflexagons, Probability Paradoxes and the Tower of Hanoi. Cambridge: Cambridge University Press, 2008, pp. 1–15.
W. J. Hirt. Explorando Geometria com auxílio de Flexágonos. Dissertação de mestrado. Curitiba, PR, Brasil, 2019.
International GeoGebra Institute. GeoGebra Classic. Online. Versão 6.0. Acessado em 06/03/2023, https://www.geogebra.org/classic.