Preditor de Sucesso Cinematográfico
DOI:
https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0355Keywords:
Preditor, Indústria Cultural, EDO, Extração de dadosAbstract
A recente facilidade da compra e venda de itens no geral, como produtos e serviços, acirrada pela maior pluralidade de empresas operantes para um mesmo público, fez com que essas tivessem maior preocupação quanto a qualidade e o marketing dos produtos que oferecem. Porém, é sabido que o gasto em maior durabilidade ou robustez de um produto ou serviço nem sempre está atrelado a uma maior vendagem ou satisfação dos usuários. Essa assertiva torna-se mais visível quando tratamos da indústria cultural, principalmente na indústria cinematográfica. Filmes com alto investimento, tais como atores famosos, altos custos de produção ou estória apelativa podem muitas vezes não obter a receita desejada. Um exemplo é o filme Town & Country com custo de produção de 90, 000, 000 e receita agregada mundial até o final de seu ano de lançamento de 10, 372, 291 [1], valores que indicam não foi possível recuperar ao menos 15% do investimento. Este trabalho visa, através de um sistema de equações diferenciais ordinárias inspirado no modelo SIR [3], e da extração de dados em redes sociais, analisar o comportamento dos espectadores perante ao lançamento de um trailer e da troca de informações sobre esse, com o objetivo de quantificar o saldo final entre pessoas que decidiriam ir ao cinema assistir ao filme e pessoas que decidiram por não fazê-lo, evitando um custo desnecessário para as produtoras. A partir de uma população constante P, o modelo considera, durante o período de cartaz do filme, tanto a influência das pessoas que entram em contato com seus amigos quanto propriedades que estão intrinsicamente ligadas ao filme, como direção ou elenco - chamadas aqui de fatores intrínsecos. O modelo fica descrita da seguinte forma: [...]Downloads
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Published
2015-08-25
Issue
Section
Modelagem Matemática e Aplicações