Seleção de indicadores e proposta de sistema de inferência fuzzy para avaliar o nível de maturidade das práticas empresariais de sustentabilidade ambiental
Keywords:
Sustentabilidade ambiental, inferência fuzzy, emissões de gases do efeito estufa, ISO 26000, Global Reporting InitiativeAbstract
A crescente importância da responsabilidade social e ambiental nas organizações é refletida na Norma Internacional ISO 26000. Elaborada em 2010 pelo ISO/TMB Working Group on Social Responsibility (ISO/TMB WG SR), com o auxílio de especialistas de mais de 90 países e 40 organizações internacionais, essa norma fornece diretrizes sobre Responsabilidade Social e destaca a necessidade das organizações incorporarem considerações socioambientais, comportamento ético e transparente em seus processos visando contribuir para o desenvolvimento sustentável. A Global Reporting Initiative (GRI) oferece um modelo para a criação de relatórios de sustentabilidade, permitindo que empresas divulguem seus impactos nesse quesito de forma transparente e comparável. Isso facilita a comparação entre empresas e o acompanhamento do progresso ao longo do tempo, promovendo a responsabilidade social e ambiental. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é desenvolver um sistema de avaliação baseado em indicadores, utilizando inferência fuzzy, para medir o nível de maturidade das práticas empresariais de sustentabilidade ambiental com foco nas emissões de gases do efeito estufa (GEE). O ponto de partida para o desenvolvimento do sistema é o Programa Brasileiro GHG Protocol. De acordo com este programa, as emissões de Gases do Efeito Estufa devem ser relatadas em três escopos: emissões diretas das atividades de consumo de combustível, emissões indiretas calculadas com base no consumo estimado de energia elétrica (opcional) onde relatamos o consumo de energia elétrica e emissões indiretas (outras). Assim, esta proposta visa elaborar um modelo matemático para avaliar as emissões de gases responsáveis pelo efeito estufa de cada escopo (1, 2 e 3) que são emitidas pelas empresas.
Downloads
References
L. C. Barros e R. C. Bassanezi. Tópicos de lógica Fuzzy e biomatemática. SGrupo de Biomatemática, Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC). UNICAMP, 2006. ISBN: 858718505-5.
GHG. Guia para a elaboração de inventários corporativos de emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). Online. Acessado em 16/04/2024, https://cetesb.sp.gov.br/inventario-gee-sp/wp-content/uploads/sites/34/2014/04/ghg1.pdf.
GRI. Site oficial do Global Reporting. Online. Acessado em 12/03/2024, https://www.globalreporting.org/.
BSI Standards Publication. Guidance on social responsibility. BS 0:2021. Inglaterra: BSI Standards Publication, 2010. ISBN: 978 0 539 15870 0.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ISO 26000: diretrizes sobre responsabilidade social. Online. Acessado em 12/03/2024, https://www.gedweb.com.br.