Recursos tecnológicos para implementação da Educação Financeira Escolar nas aulas de Matemática

Authors

  • Aline de Lima Guedes Machado Instituto de Matemática e Estatística da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IME-UERJ)

Keywords:

Educação Financeira, Matemática Financeira, Recursos Tecnológicos, Educação Básica, BNCC

Abstract

A Educação Financeira tem se tornado um tema cada vez mais presente nas discussões entre os professores da Educação Básica e nas pesquisas acadêmicas, especialmente após a sua implementação como Tema Contemporâneo Transversal pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em 2017. Esse início deu-se em 2005, com direcionamentos estimulados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico para implementação da Educação Financeira, junto com a promulgação do decreto federal (nº 7397) e criação da Estratégia Nacional da Educação Financeira (ENEF) em 2010, com foco de “contribuir para o fortalecimento da cidadania ao fornecer...ações que ajudem a população a tomar decisões financeiras mais autônomas e conscientes”. Cabe ressaltar que Matemática Financeira (estudo do dinheiro no tempo) e Educação Financeira (desenvolve boas tomadas de decisões financeiras) não são sinônimos e sim complementares. Mas, para um desenvolvimento mais abrangente da Educação Financeira, escolhe-se utilizar a Matemática Financeira como suporte para mais criticidade nas tomadas de decisões financeiras. Nessa perspectiva, esse projeto tem como objetivo apresentar recursos tecnológicos para a implementação da Educação Financeira Escolar, em especial nas aulas de Matemática. Algumas sugestões aqui apresentadas já estão sendo aplicadas em trabalhos dos cursos de formação inicial e continuada para professores de Matemática da UERJ.

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References

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Published

2025-01-20