Método de tomada de decisão em um grafo fuzzy 3-dimensional para escolha de melhor trajeto
Keywords:
Grafo Fuzzy, Tomada de Decisão, Melhor Trajeto, Programação C++Abstract
Quando precisamos fazer uma viagem ou ir para algum destino pensamos, por qual trajeto deveremos seguir? E isso muitas vezes nos dá um enorme trabalho, pois precisamos analisar os critérios no qual achamos mais importantes e qual trajeto respeita esses critérios analisados. Visando essa problemática, desenvolvemos um programa na linguagem de programação c++ para que se possa mostrar qual o melhor trajeto considerando o que você acha mais importante entre os seguintes critérios: pavimentação, sinalização ou distância. Então considere, por exemplo, um grafo de 3 vértices V = {v1, v2, v3} com 2 trajetos distintos A = {a1, a2}, onde os vértices representam as cidades e as arestas O = {o1, o2, o3} representam as rotas entre duas dessas cidades, assim a1 = {o1, o2} e a2 = {o3}, como mostra a Figura 1.
Downloads
References
T. Milfont, B. Bedregal, I. Mezzomo, Generation of admissible orders on n-dimensional fuzzy set Ln([0, 1]), Information Sciences, Vol. 581 (2021) 856–875. DOI: 10.1016/j.ins.2021.10.017
A. Rosenfeld, Fuzzy Graphs, Fuzzy Sets and Their Applications to Cognitive and Decision Processes, eds. L. A. Zadeh, K. S. Fu, K. Tanaka and M. Shimura, Academic Press (1975), 77–95. DOI: 10.1016/B978-0-12-775260-0.50008-6