Governança corporativa no fluxo de caixa de uma empresa via otimização linear
Keywords:
Governança Corporativa, Fluxo de Caixa, Otimização Linear, Método Simplex, Modelos de Controle de GestãoAbstract
O presente artigo visa analisar o impacto da governança corporativa, segundo o cenário descrito, considerando a variável de Modelos de Controle de Gestão, a qual representa o indicativo da Governança. Em tal cenário, é possível analisar o impacto de um fluxo de caixa, considerando a informação de três funcionários: um consultor financeiro e dois gerentes. Para cada um deles, são analisadas cinco categorias: Grandes Candidaturas, Pequenas Candidaturas, Benefícios Fiscais, Internacionalização, e Modelos de Controle de Gestão. Para se definir a quantidade de horas a serem destinadas para cada uma das categorias por cada funcionário, com a finalidade de maximizar o fluxo de caixa da empresa, foi utilizado o método simplex para otimizar computacionalmente.
Downloads
References
E. C. Collin. Pesquisa Operacional. 2a. ed. São Paulo: Atlas, 2018. ISBN: 978-85-97-01447-1.
K. P. Duarte e R. de O. Garcia. “O impacto das horas extras no fluxo de caixa de uma empresa via programação linear”. Em: Revista Eletrônica Paulista de Matemática 1 (2022), pp. 126–136. DOI: 10.21167/cqdv22n1ic2022126136.
M. P. S. Mendes e N. D. Teixeira. “Aplicação da programação linear na decisão económica de investimento”. Dissertação de mestrado. Instituto Politécnico de Setúbal, 2014.