Uma proposta de oficina pedagógica flexível para o ensino da multiplicação

Authors

  • Allan A. Almeida Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Eduardo D. Bernardes Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
  • Mirela V. de Mello Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

Keywords:

Multiplicação, Ensino Fundamental, Oficina Pedagógica, PROFMAT

Abstract

A multiplicação é uma operação essencial na matemática e uma habilidade relevante para o desenvolvimento do pensamento lógico e a resolução de problemas. Quando um aluno não domina a operação de multiplicação, pode resultar em desmotivação para aprender outros conceitos matemáticos, acarretando em uma série de consequências negativas que afetam diretamente sua formação. Alguns trabalhos destacam os desafios enfrentados pelos alunos na execução básica da multiplicação, identificando dificuldades que podem surgir. Por exemplo, em [8], foram investigadas as principais dificuldades dos alunos do nono ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Marabá, Pará, onde observou-se que a maioria dos alunos não possuía domínio da tabuada de multiplicação do 1 ao 9. Outro fator que ainda afeta o desempenho dos alunos em muitas escolas é a lacuna no ensino consequente do longo período de pandemia. Diante dessa problemática, o trabalho apresentado aqui foi desenvolvido no programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) com o objetivo de propor uma oficina que possa ser um instrumento de intervenção, com foco na mitigação das dificuldades dos alunos com a operação da multiplicação para turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, porém com devidas adequações é possível adaptá-la para outros níveis do Ensino Fundamental.

Downloads

Download data is not yet available.

References

S. R. Gomes e I. P. Sant’ana. “A contribuição de jogo para o ensino de Matemática”. Em: Anais XIX Encontro Baiano de Educação Matemática. Galoá, 2021.

M. A. O. Júnior. “O uso dos métodos egípcios, babilônicos, chineses e russos no ensino da multiplicação de números naturais na escola pública”. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Macapá: Universidade Federal do Amapá, 2015.

A. J. Lopes. “A Favor da Tabuada, mas Contra a Decoreba”. Em: Boletim GEPEM 51 (2007). url: https://periodicos.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/341.

S. C. Negrão. “Os métodos históricos de multiplicação e divisão como recurso facilitador do ensino”. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Abaetetuba: Universidade Federal do Pará – UFPA, 2021.

N. M. S. Paviani e N. M. Fontana. “Oficinas Pedagógicas: Relato de Uma Experiência”. Em: Conjectura: Filosofia e Educação 2 (2009), pp. 77–88.

S. R. Pereira. “Prática Lúdica da Tabuada como Recurso Didático para o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos”. Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT. Belém: Universidade Federal do Pará – UFPA, 2020.

I. Santos e T. Baier. “História da Matemática no Ensino Fundamental: uma pesquisa qualitativa relacionada à operação de multiplicação”. Em: Revista Brasileira de História, Educação e Matemática (HIPÁTIA) 1 (2020), pp. 36–55.

L. N. dos Santos, L. S. Barbosa e M. M. D. “Operações básicas da matemática: principais dificuldades encontradas pelos alunos do 9º ano do ensino fundamental”. Em: XVI Semana Acadêmica, VII Encontro Regional de Educação Matemática e III Encontro de pós-graduação lato-sensu em Educação e Educação Matemática, Marabá-PA. 2019.

P. A. da Silva, B. M. V. Gonçalves e M. B. Cardoso. “Método alternativo de multiplicação chinês: uma proposta metodológica para o ensino da matemática”. Em: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática 21 (2020), pp. 82–95.

Published

2025-01-20