Matemágica como ferramenta de exploração de paridade

Authors

  • Yuri Kneipp Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Vitória de Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Letícia Pires Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Matheus Nicolai Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Beatriz Motta Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Reginaldo Braz Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Sandro Mazorche Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Nelson Dantas Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
  • Valéria Mattos Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Keywords:

Matemática, Paridade, Ensino, Extensão Universitária, Caravana da Matemática

Abstract

A Matemática é uma ciência de inegável importância no cotidiano de uma pessoa, não só para execução de tarefas simples, mas também como ferramenta de tomada de decisões em diversos contextos sociais, econômicos e políticos. Sendo assim, o ensino de matemática, em seus diversos níveis, deveria ser uma preocupação de todos. Em particular, apresenta-se como uma preocupação importante dentro do contexto da extensão universitária, que mostra-se uma excelente ferramenta de desconstrução de mitos relacionados à matemática e seu ensino. É nesse contexto que trabalha a Caravana da Matemática, um projeto de extensão criado no Departamento de Matemática da Universidade Federal de Juiz de Fora, que atua desde 2018 divulgando a matemática nas redes sociais e nas escolas da região.

Downloads

Download data is not yet available.

References

M. Busuttil L. e Formosa. “Teaching Computing without Computers: Unplugged Computing as a Pedagogical Strategy”. Em: Informatics in Education 4.19 (2020), pp. 569–587. doi: 10.15388/infedu.2020.25.

F. Cadar L. e Dutenhefner. Encontros de Aritmética. 1a. ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2015. isbn: 978-85-244-0392-7.

Published

2025-01-20