Modelagem computacional da leis de Kepler

Authors

  • Milene V. Figueira Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Antônio de P. Santos Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Iron M. de Araújo Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
  • Maria Clara A. S. Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
  • Eduardo Nabinger Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Keywords:

Leis de Kepler, Modelagem Computacional, Ensino de Astronomia, Software Educacional

Abstract

O trabalho desenvolvido objetivou demonstrar, de uma forma didática, o funcionamento das leis de Kepler através de um aplicativo, desenvolvido em software livre, com código aberto, que simula essas leis. O software foi formulado com a proposta de facilitar o estudo e a compreensão das leis para alunos e professores do ensino básico através da descrição das órbitas elípticas. Acredita-se que, se difundido e aperfeiçoado, o software pode ajudar na perpetuação do ensino da astronomia. Dessa forma, os professores podem fazer adaptações no aplicativo de acordo com suas necessidades. As leis de Kepler são importantes para o entendimento do universo, mas, apesar da primeira lei ser de fácil entendimento, as demais parecem abstratas para a maioria dos estudantes. Portanto, o uso de ferramentas computacionais pode facilitar sua compreensão. O produto educacional não só simula as Leis de Kepler, mas também apresenta a história relacionada a essas leis, juntamente com a simulação. Assim, é possível ensinar as Leis de Kepler utilizando apenas o produto.

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References

I. M. Araújo e M. V. Figueira. As leis de Kepler: da revolução científica a uma simulação para o ensino básico. Online. Acessado em 28/03/2024, https://repository.ufrpe.br/handle/123456789/4598. 2022.

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C. R. Tossato e P. R. Mariconda. “O método da astronomia segundo Kepler”. Em: Scientiae Studia 8.3 (set. de 2010), pp. 339–366. issn: 1678-3166. doi: 10.1590/S1678-31662010000300003. url: https://doi.org/10.1590/S1678-31662010000300003.

Published

2025-01-20