Introdução a códigos lineares

Authors

  • Analisse M. Alves Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Gabriel A. A. Bezzera Universidade Federal do Cariri (UFCA)
  • Clarice D. de Albuquerque Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Keywords:

Códigos Corretores de Erros, Códigos Lineares, Teoria de Códigos, Comunicação Quântica

Abstract

A teoria de Códigos Corretores de Erros (CCE) tem origem na década de quarenta, quando o matemático e engenheiro C. E. Shannon, do Laboratório Bell, percebeu a necessidade de transmitir informações minimizando a perda de dados ou adição de ruídos. Com esse objetivo, Shannon desenvolveu uma teoria visando a criação de métodos que detectam e corrigem parte dos erros ocasionados na transmissão de informação de um sistema de comunicação. A teoria de interesse, inicialmente matemática, avançou para diversos campos de estudo, como engenharia, física, computação e estatística. Na atualidade, está presente em diversos setores tecnológicos, entre eles, comunicação móvel, armazenamento de dados e, também, computação quântica. Desse modo, a vasta importância de CCE na transmissão de informações é uma das razões que os leva a ser uma área de amplo desenvolvimento na comunicação clássica e quântica. O aprimoramento da transmissão de informação não a isenta de falhas, interferências externas podem modificar a mensagem e ocasionar a perda do significado original. Para minimizar esses danos, a teoria propõe adicionar redundâncias à informação original no processo de codificação, de forma que, se a mensagem sofrer alteração durante a transmissão, ainda seja possível recuperar a informação original após a decodificação. Na evolução da teoria de CCE, diversas classes de códigos foram desenvolvidas e disseminadas para diferentes propósitos. Destaca-se a classe de códigos lineares por ser a de maior utilização prática, devido, em grande parte, a sua estrutura algébrica de espaço vetorial bem definida. Os códigos lineares estão presentes nas codificações clássica e quântica. São exemplos desses códigos na codificação clássica o código de Hamming, BCH, Reed-Solomon e Reed-Muller, e na quântica, os códigos de Shor e CSS. As características algébricas gerais apresentadas nos códigos lineares são comuns a ambas as codificações e podem ser estudadas em diversos livros e trabalhos.

Downloads

Download data is not yet available.

References

A. Hefez e M. L. T. Villela. Códigos Corretores de Erros. 1ª.ed. Rio de Janeiro: IMPA, 2002. ISBN: 8524401699.

C. C. Lavor, M. M. S. Alves, R. M. Siqueira e S. I. R. Costa. Uma introdução á teoria de códigos. 1ª.ed. São Paulo: SBMAC, 2012. ISBN: 9788586883866.

C. P. Milies. Breve introdução à Teoria dos Códigos Corretores de Erros. Colóquio de Matemática da Região Centro-Oeste, Campo Grande, MS, 2009.

R. Palazzo, J. C. Interlando, J. R. Geronimo, M. C. Araújo, Neto T. P. N. e G. O. dos Santos. Fundamento Algébricos e Geométricos dos Códigos Corretores de Erros. Manuscrito não publicado. UNICAMP, 2006.

Published

2025-01-20