Softwares tornam possíveis laboratórios de cálculo
Keywords:
Laboratórios de Cálculo, Softwares Educacionais, Ensino de Matemática, Notebooks InterativosAbstract
Este trabalho tem o objetivo de refletir sobre as propostas adotadas no livro da coleção Textos didáticos do IMECC "Cálculo com aplicações: Atividades computacionais e projetos", que foi feito com o intuito de apoiar as disciplinas de Cálculo de uma e várias variáveis, desenvolvendo notebooks. Os notebooks da Wolfram Matemática são documentos estruturados interativos que podem conter texto, gráficos, som, cálculos, expressões tipográficas, e elementos de interface de usuários. Os notebooks têm extensão de arquivo .nb e podem ser acessados e editados em desktop, dispositivos móveis e na nuvem. Estes laboratórios de ensino foram iniciados na década de noventa pela professora Sueli Costa, teve continuidade com as professoras Sandra Santos, Margarida Mello e Vera Figueiredo. O livro é fruto de um trabalho coletivo das professoras que lecionaram a disciplina de Cálculo por vários anos para alunos dos cursos de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Temos como proposta estudar essa metodologia para aplicação em alunos da disciplina de cálculo dos cursos das ciências exatas.
Downloads
References
V. L. X Figueiredo, M. P. Mello e S A. Santos. Cálculo com Aplicações: Atividades Computacionais e Projetos. 2a. ed. Campinas: Imeec, 2005. ISBN: 9788539900985.
SBMAC. Site oficial do Congresso Nacional de Matemática Aplicada. Online. Acessado em 08/12/2021, http://www.cnmac.org.br.