Dinâmicas populacionais espacialmente dependentes de populações que interagem
Keywords:
Dinâmicas Populacionais, Modelagem Matemática, Equações Diferenciais, Simulações Computacionais, Interações InterespecíficasAbstract
Este projeto de Iniciação Científica consiste no uso de sistemas não-lineares de equações diferenciais ordinárias e parciais para modelar matematicamente e estudar as dinâmicas populacionais de populações que interagem, analisando os convívios interespecífico e intraespecífico, em conjunto com fenômenos de dispersão e migração populacionais. Seu objetivo é o estudo deste fenômeno em diferentes cenários, através de simulações computacionais com a aplicação de métodos numéricos e de discretizações no espaço e no tempo, e, com isso, a construção de conhecimento relativo ao convívio espacialmente variado de espécies que possam sofrer desequilíbrios em seu convívio natural na biota, podendo apresentar riscos e fornecer possíveis rumos para ações preventivas e corretivas.
Downloads
References
M. C. C. Cunha. Métodos Numéricos. 2a ed. UNICAMP, 2000.
L. Edelstein-Keshet. Mathematical Models in Biology. SIAM, 2006.
V. L. R. Lopes e M. A. G. Ruggiero. Cálculo Numérico: aspectos teóricos e computacionais. 2a ed. Pearson, 2014.
R. C. Sossae. “A presença evolutiva de um material impactante e seu efeito no transiente populacional de espécies interativas: modelagem e aproximação.” Tese de doutorado. IMECC Unicamp, 2003.