Proposta prática de implementação da educação financeira escolar através da resolução de problemas

Authors

  • Grasiele G. Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Aline L. Guedes Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Marcus V. T. Costa Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.5540/03.2025.011.01.0465

Keywords:

Educação Financeira Escolar, Sala de aula, Resolução de Problemas

Abstract

Este trabalho é uma síntese da dissertação de mestrado do Profmat/UERJ de [10], focando exclusivamente na parte prática da implementação da Educação Financeira Escolar através da resolução de problemas. A Educação Financeira se tornou um Tema Contemporâneo Transversal pela BNCC desde 2017 e desde então, tem se tornado um assunto em destaque, tanto entre os professores da Educação Básica, como entre pesquisadores, por conta da necessidade da criação de material didático de apoio para essa implementação. Assim, esse trabalho visa contribuir com a disseminação de sugestões de atividades baseadas na resolução de problemas para uma efetiva implementação desse tema transversal na Educação Básica. Espera-se, com este trabalho, estimular os professores e demais pesquisadores a se aprofundarem na importância da Educação Financeira Escolar e seus impactos, tanto nas realidades escolares como fora dos muros das salas de aula.

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Published

2025-01-20

Issue

Section

Trabalhos Completos